Escola de Folclore

alt

Em 23 de Abril de 1961 foi estreado em Almeirim, o Rancho Infantil.

Com repertório diferente, este agrupamento foi sempre o “alimentador” do nosso rancho em termos de elementos jovens, que ao atingir uma maior idade se mudavam (alguns) para o nosso grupo.

Com alguns interregnos pelo seu percurso, este rancho infantil viria a terminar já no princípio dos anos 2000.

A partir desta data sentiu-se alguma dificuldade em angariar jovens de ambos os sexos, para pertencerem ao nosso grupo.

A esta dificuldade juntou-se a vontade de muitos país que queriam que os seus filhos andassem num rancho infantil, ou por vontade das crianças, ou por desejo dos país de os manterem ocupados numa atividade lúdica, de grande interesse local, onde poderiam aprender alguns usos e costumes dos seus antepassados.

A ideia foi sendo alimentada nesses contactos de rua, até que por sugestão do senhor Presidente da Câmara, Profº José de Sousa Gomes e com a garantia do seu apoio, avançou-se neste árduo projeto.

Iniciaram-se alguns contactos para aferir da viabilidade deste projeto e no dia 18 de Novembro de 2008, na Casa do Povo de Almeirim, fez-se o primeiro ensaio da ESCOLA DE FOLCLORE, como parte integrante do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim.

A adesão foi excelente por parte dos pais e familiares, que fizeram questão de aparecerem em força neste primeiro dia, dando-nos muita força para iniciarmos um novo projeto na vida deste Rancho.

Os ensaios começaram e após o grupo estar preparado para dançar em público e de ter os trajes devidamente escolhidos e prontos, pensou-se na sua estreia.

Estreia essa que aconteceu no dia 4 de Setembro de 2010, no palco principal do “Pão, Vinho e Companhia”, em Almeirim, a anteceder o nosso Festival Nacional de Folclore.

Após rasgados elogios por parte do público presente e de pessoas com responsabilidades nesta área, do folclore, esta Escola continuou a apresentar-se em vários eventos para que era convidado, tanto em Almeirim, como fora, tendo realizado já o seu primeiro encontro infantil de folclore, no dia 25 de Fevereiro de 2012.

Com esta Escola de Folclore, devidamente trajada, conforme recolha feita para a sua constituição, esperamos muito sinceramente estar a prestar um bom serviço ao Folclore de Almeirim, assim como ao Folclore Nacional, na defesa e divulgação das nossas tradições culturais, das nossas danças e cantares.

Sendo esta Escola de Folclore, pertença do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, esperamos também poder contar com estes jovens no futuro, para assim integrarem o grupo adulto.

Por tudo isto deixamos aqui o convite a todas as crianças de Almeirim, que queiram aprender as nossas danças e cantares, as nossas tradições, as tradições dos nossos avós, a aparecerem na Casa do Povo de Almeirim, todas as sextas-feiras, por volta das 21.30h.

Esperamos por ti...

 

Share/Save/Bookmark
FacebookTwitter

aniversário

60 anos de vida